terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Google docs





Na semana passada, no curso de formação de tutores da CECIERJ , iniciei a experimentação do uso do google docs de maneira colaborativa, de uma forma que ainda não havia experimentado. 

Sim, a ferramenta google docs não é simplesmente para guardar arquivos e criar e modificar arquivos DOC, XLS e PPT, mas sim oferece vários recursos educacionais a serem utilizados como suporte a aprendizagem. Vejamos o que alguns professores falam sobre o google docs (em inglês):



Um exemplo de uso educativo é a construção coletiva através da pasta compartilhada, onde um grupo pode fazer uma criação coletiva. Para isso, cada membro do grupo precisa ter uma conta no google. Um administrador deve criar um arquivo e adicionar os demais membros através de seus email. Com isso, basta fazer o login no google e pronto! Quem usa o google crome, é só clicar em Drive e já irá aparecer o arquivo como pasta compartilhada. 
E o que isso tem de educativo? Vejamos uma imagem.



Repare que na direta da imagem aparece uma lista com um relatório representado por cores. Isso indica o que e quando cada membro do grupo produziu! Quando você acessa as telas (no caso do powerpoint), você tem o controle de qual tela foi editada por qual usuário. Além disso, se dois ou mais usuários estiverem logados no sistema, há um chat ao vivo por texto para que cada usuário converse em tempo real!
Com isso, conseguimos fazer um trabalho em grupo sem se deslocar para a casa dos outros membros dos grupos, o que demandaria centenas de quilômetros. Com a ajuda do skype, pode se compartilhar outros arquivos ou conversar por texto e vídeo. 

O ensino a distância não tenha a intenção de substituir o presencial, mas sim complementá-lo.

Até que ponto tal tecnologia substitui aquele velho trabalho em grupo que faziamos na escola (onde, em alguns casos, o  trabalho era apenas um pretexto para um farra entre amigos)?

A cibercultura e as diversas tecnologias e mídias dão lugar ao recortar figuras e colar na cartolina.

O google docs pode criar e ler arquivos em word e excel, o que significa a construção de textos coletivos (wikis), planilhas, formulários de pesquisas e outras formas, de acordo com a imaginação de cada um. Isso significa que o usuário pode guardar seu arquivo "em nuvens", assim compartilhando entre computadores (com distintos sistemas operacionais), tablets, smartphones e similares.

Cabe o leitor ser otimista e aguardar que os serviços de internet no Brasil (principalmente no interior) cheguem a um padrão que possamos confiar na qualidade de conexão. Com isso, esse e outros elementos da web 2.0 e suas ferramentas colaborativas irão ser mais utilizados em nosso cotidiano.

Para saber mais sobre o google docs, acesse o blog professor digital clicando aqui.


Sugestões de uso na tutoria presencial

Ao tratar sobre determinado tema, pedir aos alunos que façam um trabalho em grupo, usando o google docs para realizar a comunicação durante a semana. O resultado final deverá ser uma apresentação em slides (powerpoint).

Um comentário:

  1. Olá Fabiano
    Achei bastante interessante seu blog. O linkedin é uma ferramenta que está sendo bastante utilizada por profissionais pois podem ser feitas redes de carreiras dentrod o proprio linkedin. Sua descrição sobre o cadastro foi bem detalhada, quando fiz meu cadastro passei por todas estas etapas. Abçs Maria Cláudia

    ResponderExcluir