quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Youtube na EAD



Histórico do youtube

O youtube é um sítio de compartilhamentos de arquivos audiovisuais. Foi fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram empregados da empresa de vendas Paypal. 

Qualquer usuário pode facilmente postar ou ver vídeos (públicos) de outros usuários.  Cada vídeo traz um link para outros vídeos relacionados, o que poder ser um recurso educacional interessantíssimo.  Os usuários podem deixar sua opinião sobre o vídeo em um mural de informações e ainda fazer pequenas edições.

Com o passar do tempo, o youtube vem incorporando muitos elementos de redes sociais, aumentando o seu potencial comunicativo entre os usuários. Os vídeos podem ser facilmente  editados  através do site, e incorporados a sítios, redes sociais e blogs externos, AVA´s. aumentando o seu poder de comunicação. Com isso, é possível incorporar ao projeto de educação a distância.

O youtube não fica somente limitado ao computador: Seu conteúdo pode ser acessado através de diversos smartphones, e algumas TV´s com conexão de internet. Com isso, ele ganha mobilidade e fácil acesso de usuários que não dominam o computador. Alguns aplicativos podem fazer o download de vídeos postados e serem vistos em DVD players ou computadores sem conexão à internet.



Possibilidades educativas 



Através da construção de vídeos, uma turma de alunos pode construir um canal educativo contendo vídeos sobre determinado tema. O professor ou tutor pode orientar os alunos a criarem um roteiro e a operar os equipamentos necessários para a realização desse vídeo, incluindo um canal educativo.


•Um aluno pode acessar um canal educativo existente para colher informações
•Vídeos podem ser gravados de telefones celulares ou webcams e serem enviados diretamente ao youtube
•Através do mural, o aluno pode contribuir com colaborações através de textos ou links a outros vídeos, trabalhando como uma espécie de intertextualidade
•A opção “vídeos relacionados” proporciona ao aluno fácil acesso a vídeos do mesmo tema abordado
•Professores podem construir roteiros, vídeo aulas ou vídeos educativos e pôr em prática técnicas para tornar vídeos educacionais interessantes e publicá-los gratuitamente


Além destas, também há o youtube educacional, específicamente voltado para conteúdos educacionais.

Segue o link do canal educativo:

http://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg

Há divisões em sub-categorias, o que ajuda na aprendizagem do curso de pedagogia.

Segue exemplo de uma aula de genético - biologia:


Limitações



•O youtube não possui a possibilidade de assitir o vídeo ao vivo, como pode ocorrer no itunes
•Os arquivos que contém somente áudio, como no formato MP3 não são aceitos, precisando recorrer a codecs externos
•Alguns formatos de vídeos não são aceitos pelo youtube, e precisam de codecs externos, pois o sítio não oferece essa conversão.
•O aluno fica pendente de meios tecnológicos complexos e da internet de alta velocidade



alguns prós e contras

Prós:

O youtube possui um canal educacional dedicado às universidades, além de qualquer pessoa poder contribuir gratuitamente.  Com isso, há um elemento facilitador às tendências da universidade mundial (FORMIGA, 2011).

•A interatividade entre vídeos, áudios e textos.
•Facilidade de uso
•Se bem conduzido, pode ser uma rica ferramenta educacional



Contras:



•Embora tenha uma censura, há uma grande quantidade de vídeos impróprios,. Por isso, deve haver uma precaução para que não ocorra o desvio do tema em questão, ou para vídeos ilícitos
•Como em qualquer wiki ou rede social, podem  haver informações pouco plausíveis ou com poucas fontes

O vídeo a ser exibido (pela internet) depende de uma conexão à internet de alta velocidade para uma rápida visualização


Propostas para tutoria presencial


Aula: Artes na educação - módulo 1 (Música)

Pedir aos alunos para pesquisar livremente sobre música contemporânea. Os alunos devem enviar os links para o email do tutor, e serão discutidos no próximo encontro presencial.


Bibliografia e links

CAETANO, S. V. N. FALKENBACH, G. A. M.  YOUTUBE: Uma opção de vídeo para EAD. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/3aSaulo.pdf.

FORMIGA, Marcos. Panorama Nacional e Internacional de Educação Aberta e a distância. SENAC. Acesso em setembro de 2011.

D
http://pt.wikipedia.org/wiki/YouTube

http://www.youtube.com/education?b=400


http://edtech.boisestate.edu/snelsonc/yt/syllabus_fa08.html


http://blog.joaomattar.com/youtube-na-educacao/




3 comentários:

  1. Gostei muito da exposição do pós e contra da ferramenta. Gostaria de fazer uma sugestão: você poderia indicar quais aplicativos confiáveis para fazer download de vídeos do Youtube. Seria de grande valia. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Utilizo o vdownload.
    No entanto, optei por não entrar nesse detalhe, pois o uso desses aplicativos pode ferir os direitos autorais dos autores dos vídeos, uma vez que estes podem não desejar que os demais usuários falam o download - e o youtube não oferece ao usuário a opção de bloquear os downloads.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabiano,

    Ótima explanação sobre o uso do YouTube. Realmente, trata-se de uma importante rede social, que permite não apenas o compartilhamento de vídeos, mas também a comunicação dos usuários por meio de mensagens. Tem grande potencial para uso na educação, como você já bem explanou. Sugiro o vídeo abaixo como complemento ao texto *talvez até mesmo para questionarmos se tudo o que os autores dizem no vídeo é realmente válido):

    http://www.youtube.com/watch?v=BzeT3wok3pg

    Abraços

    ResponderExcluir